sexta-feira, 2 de julho de 2010

OUTROS PROCEDIMENTOS

CIRURGIA ORAL (bucomaxilofacial)

É a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face. Trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), apicetomias (cirurgia na raiz do dente), frenectomias, drenagem de abcessos, exodontia, entre outros diversos procedimentos


ESTÉTICA DENTAL

A odontologia estética é um conjunto de procedimentos odontológicos através do qual o cirurgião-dentista, além de visar à saúde bucal, procura proporcionar ao cliente plena satisfação com o seu sorriso.

Para isso, a integração de todas as especialidades busca recuperar a beleza e a naturalidade das estruturas dentais danificadas por doenças bucais, ou por traumatismos. Atualmente, envolve também a dentição infantil. Ao contrário do que se pensavam, as crianças também valorizam os seus dentes.

Na verdade, saúde e estética estão intimamente relacionadas com aspectos físicos e psicológicos. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a auto-estima e a satisfação com o corpo.

DENTÍSTICA RESTAURADORA

É uma das especialidades de atuação mais abrangente dentro da odontologia, que possibilita a promoção de saúde oral e a realização de restaurações com a finalidade de restabelecer a função e a estética comprometida. Além de diagnosticar e tratar as lesões cariosas, deve estabelecer medidas preventivas que visem à manutenção da saúde bucal. O anseio estético da sociedade moderna impulsionou o aprimoramento desta especialidade, que hoje conta com recursos cosméticos para cuidar da beleza dos dentes, de acordo com a idade, o sexo, o formato da face e a personalidade individualmente, para que seja feito um trabalho personificado e coerente.

Dentre os procedimentos desta especialidade, podemos citar:

  • clareamento dental;
  • restaurações de resina ou de porcelana (da cor e forma dos dentes);
  • restauração de dentes fraturados colagem de dentes coroas ou facetas em porcelana e cerômero;
  • fechamento de diastemas (espaços entre os dentes);
  • correção da forma dos dentes.

ENDODONTIA

A Endodontia é a parte da odontologia que trata da prevenção e cura das enfermidades da polpa dental e de suas complicações. Este tipo de tratamento é indicado quando ocorre:

  • Dor espontânea e latejante, quando o uso de analgésicos já não resolve;
  • Cárie muito profunda;
  • Dente que receberá coroa/prótese.

Qualquer dor não deve ser ignorada pelo paciente, pois o tratamento preventivo pode evitar que seja necessário este tipo de intervenção, podendo assim, preservar as estruturas dentais sadias.

ODONTOPEDIATRIA E PROMOÇAO DE SAÚDE BUCAL

A odontopediatria é a especialidade da odontologia que trata da saúde bucal da gestante, da criança e do adolescente. Já desde a gravidez, a gestante recebe informações importantes na formação dos tecidos bucais do bebe, cuidados e orientações com a higiene do recém-nascido, amamentação, hábitos de sucção e peculiaridades de alterações bucais inerentes à gravidez. É possível fazer precocemente um programa de consultas que poderá evitar o aparecimento de todas as doenças bucais da infância, como cárie, a principal delas. Após o nascimento, de acordo com cada criança, este programa pode evitar que apareçam doenças bucais por toda a vida do indivíduo, já que o estabelecimento precoce de hábitos bucais saudáveis é importantíssimo para a manutenção da saúde. Além disso, a odontopediatria acompanha todo crescimento facial da criança, podendo intervir preventivamente e evitar ou amenizar a necessidades de terapias ortodônticas longas.

Alguns procedimentos desta especialidade:

  • consulta pré-natal;
  • primeira consulta e adequação da criança ao atendimento;
  • orientações de higiene bucal as crianças e aos familiares;
  • ortodontia preventiva;
  • terapias de tratamento de lesões de cárie;
  • traumatismos.

PROTESES DENTÁRIA

É a especialidade responsável pelo restabelecimento da função e estética perdida ao longo dos anos, as próteses podem ser de diversos tipo como totais, parciais, fixas e removiveis, a até mesmo facetas laminadas de porcelana.

Atualmente a demanda maior ocorre para a instalações de proteses fixas totalmente cerâmicas (inceram) devido ao seu ganha estético e funcional, reproduzindo de maneira mais fiel a estrutura dentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
DR. GUSTAVO BRANDAO - ORTODONTIA E CLINICA GERAL

contador de visitas


Contador de visitas Pilates